Qual a sua proposta de valor no mercado laboral?

Todos possuímos um conjunto de aptidões ímpares e singulares que nos distinguem de todos e nos trazem valor no mercado de trabalho. Podemos desconhecê-lo, porém, a competência que possuímos para processar um texto, influenciar um grande grupo de pessoas ou até mesmo trabalhar em equipa são, de facto, competências irrepetíveis para qualquer entidade empregadora e que não devem ser descartadas.

Talvez seja a sua capacidade de manter a calma em situações de maior stress e mais problemáticas. Ou então a sua prontidão na execução de tarefas de elevada concentração. Se calhar é uma pessoa criativa, com ideias originais, claramente capaz de criar valor através de novos conteúdos e soluções inovadoras!

Não deve descurar uma reflexão sobre o mercado laboral, porém é fundamental perceber o seu espaço nele e qual a possibilidade de atingir a carreira que tanto ambiciona. A sua proposta de valor deverá estar assente nos seguintes pilares:

  • Autoconhecimento, certamente nesta etapa o que mais pode prejudicar a sua carreira é a ignorância. Identifique as suas experiências (profissionais, académicas, pessoais), quantifique-as através de números e reflita sobre as competências que conseguiu extrair dessas mesmas experiências. Possuir uma perceção clara e concisa é o primeiro passo;
  • Averiguar o mercado, quais os setores com maior taxa de crescimento nos últimos 5 anos? Conhecer as organizações e as suas realidades não é só importante para a procura de trabalho, é-o também para que tome consciência das oportunidades e possa tomar decisões ponderadas e informadas na escolha de um determinado projeto profissional;
  • Comunicação, adotar uma estratégia nos diversos canais de comunicação pode ser um ponto de partida para garantir posteriormente uma oferta de emprego. Possuir um CV atualizado de apenas uma página, configurar uma assinatura de e-mail ou mesmo contatar diretamente o responsável dos recursos humanos da organização para qual quer tanto trabalhar pode ser imperativo no sucesso desta fase.

Num contexto em que o mercado atingiu níveis de saturação e de competitividade críticos, torna-se basilar procurar formas de vender o nosso «produto» para além do convencional. Seja memorável.

Pronta para pôr em prática o que aprendeu?!

João Santos

 

Anúncios