A importância da Mulher no mundo do trabalho

Portugal tem registado, nos anos mais recentes uma evolução bastante positiva do número de mulheres no desempenho de  cargos de gestão e liderança. Este aumento deve-se essencialmente à perspetiva de competitividade crescente no mundo organizacional, que contribui não só para um aumento da produtividade como também para o desenvolvimento e o equilibrio entre o trabalho e a sociedade.

Hoje é assinalado O Dia Internacional da Mulher. A sua celebração no mundo do trabalho deve ir além de dados estatisticos, sendo necessário enfatizar e dar valor ao esforço continuado de inúmeras mulheres que, apesar de ocuparem lugares de topo nas suas organizações, também desempenham um papel crucial na vida familiar.

A dualidade da função da mulher permite-lhe ser CEO, mãe, encarregada de educação e, em muitos casos, chefe de família. Todas estas funções, aliadas ao desempenho competente das suas obrigações profissionais, fazem de muitas mulheres um exemplo de força e motivação digno de reconhecimento e celebração.

A igualdade entre homens e mulheres é um valor fundamental da União Europeia e cada vez mais organizações reconhecem o profissionalismo das mulheres e a importância da sua integração na tomada de decisões. O seu perfil, sensibilidade e capacidade multitasking são alguns dos aspetos que mais são apontados como pontos positivos no desenvolvimento das diferentes funções e cargos.

Homenageamos assim, todas as Mulheres que com a sabedoria, força e dedicação marcaram e marcam a nossa vida.

António Matos, Consultor

Anúncios