Como aromatizar a casa de forma low cost

Não há nada mais agradável do que entrar num espaço suavemente perfumado. Os aromas têm a capacidade de nos despertar sensações inesperadas e de nos ‘conduzir’ a locais e momentos já vividos, por vezes, num passado bem distante.

As lamparinas, velas aromáticas ou essências são as formas mais comuns de obtermos este resultado de forma (mais ou menos) imediata e sem grandes custos. Muitas são as sugestões disponíveis no mercado mas se quiserem fazer o vosso próprio extrato de frutos, e de forma mais tradicional, aqui fica a receita que encontrei no site www.akshayapaatram.com !

Vão precisar apenas de:

– 1 Limão grande (ou laranja)

– ½ Copo de vodka

– Descascador de limão

– Frasco de vidro com tampa apertada

Comecem por lavar bem, secar e descascar o limão, que vamos assumir como exemplo. Procurem utilizar frutos biológicos e sem qualquer tratamento com pesticidas para garantir que irá ‘usar’ exclusivamente as cascas. Descasquem apenas a camada externa (parte amarela) uma vez que deixar ‘escapar’ a parte branca poderá resultar num extrato ligeiramente amargo. Se notarem que o ‘miolo’ permanece, removam-no com uma faca.

lemon_extractDe seguida, coloquem as cascas dentro do frasco e despejem o meio copo de vodka sobre as cascas de limão. Fechem a tampa e agitem suavemente.

Armazenem num lugar escuro por duas ou três semanas para que a vodka absorva o extrato da casca de limão. Durante este período deverão agitar o frasco uma vez por dia ou, no máximo, de dois em dois dias. Terminado este tempo retirem as cascas e o vosso extrato de limão caseiro está pronto!

Podem colocar a essência num borrifador e aplicar em alguns pontos estratégicos, como cortinas e abajures, pois permitem ir libertando a essência ao longo do dia, perfumando o ambiente. E sabiam que o período mais recomendado para aromatizar a casa é durante a manhã?

orange_extract

No entanto, parece-me uma ótima ideia, ao final do dia, deixar cair uma gota na almofada antes de dormir e relaxar. Terá, certamente, uma excelente noite de sono.

A verdade é que os extratos cítricos são especialmente bons para eliminar o aroma de gordura nas cozinhas. Se este for um dos seus objetivos saiba que pode consegui-lo de uma forma mais rápida: [Basta colocar água numa panela, deixar ferver, e depois, juntar as cascas de limão (ou de laranja). Tão simples quanto isto!]

 

Fontes: ehow contributor; bysamia; akshayapaatram

Post inicialmente publicado em decoralista.pt

unnamed

Mafalda Galamas

https://www.facebook.com/decoralistablog

https://instagram.com/decoralistablog/

https://www.pinterest.com/decoralistablog/

Anúncios