Férias de Verão… Preocupação ou Diversão?

Chegaram as tão ansiadas férias! Este período de pausa é importante para o corpo e mente: renovam-se energias, estabelecem-se planos para o regresso laboral, organiza-se a casa…

Idealmente o período de descanso é prazeroso, mas nem sempre tal acontece. Quando existem problemas pendentes, as férias podem ser fonte de angústia e ansiedade!

Para ultrapassar os obstáculos deverá munir-se de estratégias eficazes. Seguem algumas propostas:

– Se é viciada no trabalho, é porque adora o que faz e custa-lhe parar, certo? Mas todos necessitamos de nos desligarmos das responsabilidades e do stress do dia-a-dia… Mentalize-se que merece esta pausa, para regressar mais produtiva e criativa! Para minimizar a ansiedade, delegue as tarefas a um colega da sua confiança e ative a função Out of Office no e-mail com indicação do contacto do seu substituto.

Por vezes as férias potenciam o conflito entre o casal, pois durante a azáfama diária não encontram espaço para resolverem os problemas. Gera-se uma distância entre os dois, a qual origina estranheza e desconforto quando voltam a estar a sós. Utilizem este tempo para refletir sobre a relação e sobre o que vos une. Planeiem programas que reforcem a vossa cumplicidade. Partilhem risos. Comuniquem!

– Nos últimos anos, e devido à difícil situação económica que se tem vivido, muitas famílias tiveram que optar por passar as suas férias em casa. Mas esta solução não deve ser desanimadora! Já pensou na sua cidade como se fosse uma turista? Saia de casa e passeie pelas ruas, observe as cores, repare nos cheiros, sinta o pulsar da terra! Vá até à praia mais próxima, ao cinema ou teatro. Organize convívios em sua casa e envolva toda a família. Preparem em conjunto uma refeição especial, mudem a decoração da casa!

E essencialmente descanse. Parta à descoberta de si mesma, valorize-se e sonhe… E as férias serão as melhores de sempre!

Imagem1

 

 

Adelaide Galo, Formada em Psicologia e Recursos Humanos, escreve sobre Desenvolvimento Pessoal e Bem-Estar

Anúncios