Como lidar com críticas no seu trabalho?

Somos pessoas, com qualidades e defeitos, mais para a esquerda ou para a direita, com mais ou menos temperamentos, com esta ou aquela característica mais acentuada e o que nos surpreende mesmo é sermos alvo de críticas, sejam elas positivas ou negativas.

No nosso dia-a-dia, quer seja pessoal ou profissional, cruzamo-nos com as mais diversas pessoas, lidamos com as mais variadas situações, vivendo numa sociedade altamente critica e de julgamentos imediatos pelos bons dias que (não) demos, pela roupa que vestimos naquele dia, pelo objectivo que não conseguimos cumprir, ou pelo erro cometido naquela apresentação durante a reunião mensal, sendo importante sabermos lidar com as criticas que nos fazem.

Se a crítica é positiva, devemos simplesmente reconhecê-la e agradecer pelo facto de a terem feito, ficando satisfeitos. Por sua vez quando a crítica é negativa o nosso desagrado e sentimento de frustração ou mesmo de fúria é evidente, no entanto, devemos tentar encará-la, como uma crítica construtiva, se a mesma for justa e fizer sentido.

Deste modo, quando somos confrontados com uma crítica negativa devemos:

  • Respirar fundo

Ouvimos a crítica e não devemos reagir de imediato à mesma nem responder “na mesma moeda”, mas sim respirar fundo e interpretar aquilo que nos foi dito;

  • Fazer uma introspecção

Analisando a crítica devemos olhar para nos próprios, num exercício de introspecção, analisando a razão e coerência da mesma. Fazendo sentido devemos tentar aceitá-la, agradecendo o comentário, caso não faça sentido, não devemos relevar a importância da mesma, respondendo educadamente que não concordamos e seguimos com a nossa vida;

  • Ver a crítica como uma oportunidade

Se a crítica fizer sentido e a aceitarmos como parte de nós, é de facto interessante olharmos para ela como uma oportunidade de melhoria, como uma possibilidade de evolução, corrigindo os nossos erros e crescendo, tornando-nos cada vez melhor.

No final do dia não se deixe abater pelas críticas que lhe fazem ou opiniões que têm sobre si, pois somos pessoas em constante aprendizagem, num caminho de sucessos e falhas que nos tornarão sempre melhores.

Sofia Murta, 

Profissional de Recursos Humanos, com 6 anos de experiência profissional nesta área, apaixonada pelas pessoas e pela comunicação nas organizações. Defendo um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, com desafios e evolução constantes. Com 28 anos, tenho a escrita como hobbie e o desporto como paixão.

Anúncios