Isso do Coaching… é o quê, afinal?

Coaching (derivado do inglês coach) pode ser definido como a Carruagem que nos leva de um ponto até outro. Mas como (e quando) será útil esta ferramenta?

Quantos de nós não gostam da sua imagem, do seu trabalho, têm falta de autoconfiança ou de auto-estima, lutam com traumas do passado que os condicionam… A lista continua!

Vemo-nos constantemente confrontados com a necessidade de mudar a nossa forma de agir e de pensar se queremos concretizar os nossos objectivos.

É certo que a mudança nos retira da zona de conforto e abala a sensação de segurança. Contudo, repetir um determinado comportamento irá apenas originar os mesmos resultados – mesmo que já não sejam satisfatórios.

Quando as dúvidas surgem, a função de um Coach é a de nos oferecer possibilidades e lembrar que podemos, a cada momento, escolher. Novos comportamentos trarão novos resultados, e cada acção nos colocará mais perto do sucesso!

Um Coach não nos dará as respostas. Mas deve colocar as questões certas!

Quando pensamos “não sei como sair disto”, um bom Coach chega, pede licença, e pressiona o botão de Pausa. Dá-nos um espaço livre de julgamentos para expressar o que nos vai na alma e ajuda-nos a determinar um plano de acção e a ultrapassar os obstáculos que vão surgindo.

  • Tenho desafio X para superar.
  • Que alternativas tenho?
  • Até onde estou disposto a ir para cumprir com as minhas alternativas?
  • Que obstáculos posso encontrar pelo caminho? E como os posso resolver?
  • Como me vou sentir quando X for superado?
  • Como vou festejar a minha conquista?

De repente, temos uma solução!! E fomos NÓS que a descobrimos!!

O coaching é um caminho. Qual é o seu destino? E como pensa lá chegar?

 

Sara Martins, Coach & Consultora de Imagem, It’s All About Style

Anúncios