Como responder às questões “difíceis” de uma entrevista?

Está a preparar-se para aquela entrevista na empresa de sonho? Então não pode perder este post!

Começo por dizer que não existem perguntas difíceis, existem sim temas ou assuntos com os quais cada um de nós se sente mais ou menos à vontade. Por isso, prepare-se para as entrevistas da melhor forma e use aquele momento para mostrar o melhor de si!

Sim leu bem: «O melhor de si!»…Este é o momento onde deve destacar as suas competências, demonstrar as suas capacidades, revelar as suas qualidades e apontar os seus pontos fortes.

Dependendo da função a que se candidata, o grau de senioridade e o sector empresarial as questões poderão variar.

Segundo um artigo publicado pela Kelly services existem 15 «Killer questions», aqui irei destacar as 5 que devemos ter maior atenção na resposta.

  • Qual foi o seu maior insucesso e porquê? – Lembra-se do que escrevi no início deste post? A entrevista serve para mostrar «O melhor de si»! Apesar, desta questão ter um factor negativo e de todos nós termos situações menos favoráveis, tente transmitir na sua resposta um motivo para a situação e o que aprendeu ou desenvolveu com a mesma.
  • «Consegue facilmente dizer ‘não’»? – Esta poderá ser uma pergunta com algumas rasteiras.Espera-se de um bom profissional disponibilidade e comprometimento, contudo, terá de ser alguém que saiba as suas prioridades e consiga gerir o seu dia-a- dia, sem comprometer os seus objetivos. Por isso, se para si a palavra «não» é proibida, e a sua primeira reação é dizer que não consegue dizê-lo, pense de facto em que situações terá de utilizá-lo para o seu sucesso.
  • Onde gostaria REALMENTE de trabalhar? –Podemos ainda não ter encontrado o nosso emprego de sonho, mas devemos saber qual é o nosso objectivo e onde nos realizamos profissionalmente. Não se esperam respostas acertadas, mas em entrevista simplesmente responder «aqui», não acrescentará mais valor à sua candidatura.
  • Qual a sua expectativa salarial?– A questão do dinheiro é ainda nos dias de hoje um mito. Muitas pessoas têm dificuldade em fazer perguntas sobre esta matéria  e outras tantas em responder. Mas, como sabemos cada um de nós, pela sua profissão ou experiência, tem um valor no mercado, por isso devemos responder a esta questão de forma transparente e honesta, demonstrando assim o que consideramos ser o valor justo e adequado.
  • Qual considera ter sido a sua maior realização?– se tem dificuldade em falar de insucessos, dará frequentemente a ideia de que nunca pensou verdadeiramente nos sucessos alcançados.

Antes da entrevista relembre os projetos onde esteve envolvido e os resultados obtidos, de forma a conseguir demonstrar de forma mais concreta os mesmos.

Se ficou com curiosidade nas outras 10 questões visite:

http://www.kellyservices.co.in/IN/Knowledge-Hub/15-Killer-InterviewQuestions/#.VzDuRYQrLIU

Não existem candidatos perfeitos, existem candidatos que se preparam para brilhar numa entrevista!

Inês Macide, Human Resources Specialist

Anúncios