Timidez na entrevista de emprego, o que fazer?

Ser tímido poderá prejudicar as suas oportunidades de conseguir um emprego, especialmente se o impedir de transmitir a um potencial empregador que tem a experiência necessária e está qualificado para o trabalho.

Treine antes

Praticar de antemão para uma entrevista de emprego pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante quando se encontrar sentado perante o entrevistador. Quanto mais praticar, é provável que se sinta menos nervoso no momento em que a entrevista decorre. A sua timidez, não significa que não poderá sentir-se confiante durante uma entrevista.

Acredite no seu potencial

A construção de um relacionamento com o entrevistador pode acontecer se se sentir relaxado e confiante, se souber algo sobre a empresa. Fazer a ponte entre os seus valores e interesses e os da empresa é outro componente essencial de um relacionamento bem-sucedido empregador-empregado. Saiba em que área opera a empresa, há quantos anos está no mercado, quais os concorrentes.

Aceite que é uma pessoa tímida

Concentre-se em aprender a funcionar bem em situações específicas, como a entrevista de emprego. Veja a entrevista como uma situação temporária com aspectos claramente definidos para os quais se pode preparar. Por exemplo, adotar características de confiança, como um forte contato visual e uma boa colocação de voz. Exprima-se com frases completas e evite longas pausas ou respostas monosilábicas.

Faça uma lista dos aspectos positivos que decorrem da sua timidez

Não há problema em mencioná-la numa entrevista. Por exemplo, é uma pessoa discreta, mas analítica, observadora e boa ouvinte.

Tire partido dos seus pontos fortes

Identifique os seus pontos fortes e realizações para que esteja preparado para falar sobre eles nas entrevistas. Memorize os seus quatro ou cinco pontos fortes e desenvolva breves frases ou histórias sobre eles. A “Harvard Business Review”, recomenda descobrir quais os valores que partilha com uma empresa para que tenha uma ideia melhor acerca do contributo que pode dar a essa empresa. “Acima de tudo, acredite no seu momento. Vá com confiança”.

Foto aqui.

“Somos tímidos espectadores onde deveríamos ser ágeis atores”.

Augusto Cury

Imagem2

 

 

Elisabete Ferreira, Expert em Desenvolvimento Pessoal e Profissional

 

Anúncios