Gestão do tempo

– «Não tive tempo!»

Quem já não disse ou ouviu esta frase centenas de vezes?

O tempo podia ser cotado em bolsa, levado a leilão, ou trocado por barras de ouro, que todos iriam correr contra o tempo para conseguir ter mais tempo.

Hoje em dia, se por um lado otimizamos com as novas tecnologias, deixamos de ter tempo para as pessoas, se procuramos uma carreira, deixamos os amigos, se trabalhamos longe do escritório, não vamos por os miúdos à escola, se saímos tarde, não conseguimos ir ao ginásio, se…se…se…

Se estiver a trabalhar, a estudar, a procurar trabalho ou a gerir a sua família não se esqueça:

1- De si! Pois é verdade temos esta tendência para nos esquecermos de nós. Dedique pelo menos 30 min para si. Em que faz a sua caminhada, vai ao cabeleireiro, um lanche com amigas ou simplesmente esteja sozinha consigo!

2- De ter uma agenda ou utilize o Ipad com os lembretes necessários para fazer as suas tarefas em horários definidos.

3- Defina prioridades– onde e quando deve alocar as suas sinergias, sabendo dizer que não e reconhecendo o que é urgente!

4- Planeie a longo prazo. Não, não lhe estamos a dizer para planear os próximos 5 anos da sua vida, mas sim, organize a sua semana em vez de pensar apenas no dia seguinte.

5- Definir a hora de término das suas tarefas. De uma forma realista sabemos quanto tempo em média gastamos com determinadas tarefas, logo, devemos determinar quando devemos finalizar a mesma.

6-  Fazer pequenos intervalos quando sente que está menos produtivo. Eu sei, nós achamos sempre que conseguimos mais 10 min., mas na verdade podemos já não estar a executar a tarefa da melhor maneira.

7- Terminar o que começou. Não deixar para amanhã não significa que temos de perder mais tempo hoje, significa sim, que amanhã irá começar o seu dia respeitando a sua agenda.

Não se esqueça destas dicas e tente inclui-las na sua rotina, verá que pode melhorar a gestão do seu tempo e quem sabe, erradicar drasticamente do seu discurso a frase que hoje nos trouxe aqui!

Foto aqui:

Inês Macide, Human Resources Specialist

 

 

Anúncios