Como saber se está na hora de mudar de emprego

Sente-se desmotivada, stressada, ou infeliz no seu atual trabalho? Gostaria de mudar de emprego, mas não sabe se será a hora certa? Conheça alguns alertas que a vão ajudar a tomar a decisão.

AMBIENTE POLUÍDO

O ambiente da sua equipa é pesado, não tem boa relação com a hierarquia e existem quezílias com os colegas. Procure manter uma boa relação com a sua hierarquia, se não conseguir, então opte pela mudança, é extremamente importante fazer o que gostamos num ambiente saudável. Antes de aceitar o novo desafio, crie e mantenha um bom Networking, converse com pessoas que já trabalham no seu futuro local de trabalho, faça perguntas, tais como, «fale-me do seu dia de trabalho» e estude a sua mudança.

NÃO SE IDENTFICA NO CONCEITO DA SUA EMPRESA

Para se sentir motivada e acreditar no resultado final do seu trabalho, esforço e dedicação do seu desempenho, é estritamente necessário que procure trabalhar numa empresa em que se sinta integrada na sua cultura, no seu conceito e nos seus valores. Procure trabalhar em algo com que os seus valores se identifiquem, «vista a camisola» e o seu trabalho será mais gratificante.

GOSTARIA DE PROGREDIR NA CARREIRA MAS NÃO CONSEGUE

Acha que reúne todas as condições para ser promovida, sente-se confortável a exercer funções com maior responsabilidade, já falou com a sua hierarquia e não tem margem de progresso. Então procure outras oportunidades em que venha a abraçar novos desafios e na entrevista exponha as suas ideias, fale das suas capacidades, o que já conquistou e o que implementou no atual emprego.

SENTE-SE FRUSTRADA OU DESMOTIVADA

Estes são dos piores sentimentos que poderá ter de enfrentar no emprego, não deixe que se apoderem de si. Mude antes que seja tarde demais, pois o elevado nível de tensão e de stress podem afetar a sua saúde.

VÍTIMA DE ASSÉDIO MORAL OU SEXUAL

Se for alvo de atos e comportamentos suscetíveis de serem classificados como assédio no trabalho, não aceite tal situação, mude de emprego e tome as devidas providências legais.

NÃO ESPERE QUE AS OPORTUNIDADES CAIAM NOS SEUS BRAÇOS

A procura de um emprego novo pode demorar um pouco, e não é fácil avaliar se a mudança será melhor. Lembre-se que «problemas» existem em todas as oportunidades que agarrar, mas se trabalhar no que gosta e se se enquadrar na filosofia da empresa tudo o resto será mais fácil de ultrapassar.

Estar infeliz no local de trabalho, é um sinal de que algo não está bem, e deve tentar mudar para melhor. Mas atenção, não aja por impulso, não tire conclusões precipitadas, não se concentre no passado mas sim num futuro próximo, e não cultive inimizades. Por onde passar, deixe sempre uma porta aberta.

Foto aqui.

Joana Bento, Licenciada em Matemática Aplicada/senior risk analyst.

Anúncios