Snack or go back?

­Roonk! Um leve som é reproduzido pelo nosso estômago que nos dá o aviso de que há uma ligeira fome. Passaram 3 horas após o almoço mas o jantar ainda está longe. Em casa, no trabalho, na faculdade a questão é a mesma ­ «O que vou comer?» – as opções que surgem na cabeça são inúmeras: bolachas, iogurtes, uma fatia de bolo, um mini chocolate…até que nos apercebemos que, no que toca aos snacks, nem sempre conseguimos nos concentrar numa opção saudável e que ao mesmo tempo seja aliciante.

Existem snacks que dão um bom equilíbrio à nossa dieta. Atenção! Não nos esqueçamos que a dieta não tem o conceito que tantos lhe dão – é o nosso comportamento nutricional, uma forma de viver. A dieta não deve tirar-­nos o prazer de comer. Não faz sentido passar fome, só não devemos esquecer que o importante está na quantidade e na qualidade.

Sendo assim, nesta hora de indecisão, como snack podemos optar:

  1. Por um iogurte natural com umas sementes de chia ou de goji, que saceiam e tem muita fibra ou até acrescentar uma fruta de que gostamos.
  2. Gelatina e com ela surge imaginação. Por exemplo, juntar iogurte e um pouco de muesli e misturar bem.
  3. Outra opção são os queijinhos brancos (queijo fresco, requeijão …).
  4. As famosas bolachas de arroz/milho – as da marca Auchan tem uma quantidade leve de chocolate e são óptimas (75kcal cada).
  5. Alfarroba, para as fãs do chocolate. Chamada «chocolate saudável» pelo sabor semelhante ao cacau, a alfarroba é rica em vitaminas, minerais e proteínas, oferecendo uma boa quantidade de fibras ao organismo, auxiliando no combate ao colesterol e na redução de gorduras localizadas. Pode ser encontrado no pão de alfarroba ou em pó para vários tipos de receitas. Se houver interesse e curiosidade da nossa parte, na internet temos inúmeras sugestões.

A minha sugestão, um snack saboroso, original e fácil de levar convosco: Palitos com molho de iogurte. 

1

Ingredientes:

  • Queijo branco (requeijão, queijo quark)
  • Iogurte natural não açucarado
  • Orégãos
  • Manjericão picado
  • Raspa de limão
  • Cenouras

Modo de preparação:

Colocar num recipiente duas colheres de sopa de queijo branco com um iogurte natural não açucarado e misturar tudo. Juntar e misturar os orégãos, manjericão picado e a raspa de um limão. No fim, cortar cenoura (poderão optar, também, por pepino ou aipo) em palitos para os ir molhando no preparado.

Bom apetite!

Foto aqui.

Bárbara Sousa Pacheco, Jurista

Anúncios